sexta-feira, 29 de março de 2013

Que Tal um Alfajor


Eu gosto muito de alfajores, e olha que nunca come nenhum feito em casa, na verdade nunca tive coragem de fazer, mas esse parece fácil. É e parece que existe vários tipos de alfajores diferentes; E eu que achava que a invenção dos alfajores era dos nossos HERMANOS Argentinos, mas estava errada. De origem árabes, só chegou por aqui, por volta do ano 711; Mas temos algumas historias diferentes e contraditórias de onde foi iniciada a produção dos Alfajores. Uns dizem Argentinos outros uruguaios, mas na verdade pelo que constam as historias foi no Peru e na Colômbia onde os primeiros Alfajores foram feitos.
Na Argentina o alfajor é um produto de primeira necessidade, onde virou produto nacional, os mais conhecidos sem duvida são os Havanna, Abuela Goye 

Mas a briga ainda continua, Argentina? Uruguai? ou Peru onde realmente começou esta historia que independentemente quem saiu ganhando com isso fomos todos nós...
Bom mas vamos ao que interessa, aqui tem uma receita, que parece ser uma delicia, vamos aprender juntos e depois comentamos aqui combinado?!  

Ingredientes maravilhosos:

12 col. sopa manteiga, temperatura ambiente
1 xícara açúcar
1 col. chá extrato de baunilha
1 ½ col. sopa Nutella
raspinha da casca de ½ laranja
1 ovo
¼ (um quarto) xícara de leite
3 xícaras de farinha de trigo
2/3 (dois terços) xícara de maizena
1 colher de sopa de fermento (pó Royal)
1 lata de doce de leite (eu prefiro usar uma lata de leite condensado, que eu deixo por 30 minutos na panela de pressão – faça isso no dia anterior e nunca abra a lata enquanto está quente)
500gr de chocolate meio-amargo ou chocolate branco
1 ½ col. sopa de gordura vegetal hidrogenada (ou vegetable shortening) – Ooops! Isso faz mal…mas é só um pouquinho!
Alfajor

Mãos à obra:

Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até ficar tudo junto e misturado, beeem misturado, viu? Depois junte a baunilha, a Nutella, as raspas de laranja, o ovo e o leite, e continue misturando. Vai ficar uma mistura meio estranha, se separando, mas é assim mesmo.
Em outro recipiente, peneire e misture a farinha, a maizena e o fermento.
Faça um buraco no meio das farinhas e misture a mistura meio estranha de antes. Misture bem até que todos os ingredientes se grudem uns aos outros e você já não saiba mais quem é quem.
Agora use a mão para amassar por um pouco até que fique bem uniforme. Depois faça da massa uma bola e coloque na geladeira por 5 minutos.
Agora abra a massa com um rolo até conseguir uma grossura de aproximadamente meio centímetro. Depois use um cortador em forma de círculo (pode ser um copo, ou uma lata) e faça círculos de massa. Coloque os círculos em uma forma, forrada com papel vegetal (eu não tinha esse papel, então usei o papel alumínio com um pouquinho de spray de azeite), e leve ao congelador por 30 a 45 minutos, ou até que a massa endureça.
Asse num forno pré-aquecido em 190 C (375 F) por APENAS 7 minutos. Essa parte é muito importante. A massa vai dar uma leve estufada mas não vai dourar ou ficar 100% cozida. Não pode passar desse tempo, talvez até 1 a 2 minutos menos, se o seu for forno for muito forte, senão a massa resseca e perde parte da graça. Retire do forno e deixe esfriar.
Espalhe uma porção generosa (yummi!) de doce de leite no lado liso do biscoito. Agora coloque outro biscoito em cima. Se quiser pode fazer de 3 andares também! 
Derreta o chocolate com a gordura vegetal em bain-marie (muito mais chic que banho-maria né? rs). E agora faça aquela bagunça! Cubra os alfajores com chocolate, por cima, por baixo, pelos lados. Acho que não tem maneira limpinha e organizada de fazer isso, vai dar uma lambuzeira, mas no final a gente lambe o chocolate de todos os utensílios que usou, inclusive dos dedos, e dá tudo certo! Ah, eu prefiri o chocolate meio-amargo ao chocolate branco, dá um contraste mais bacana, na minha opinião.
Vá acomodando os alfajores prontos em um prato coberto com papel vegetal ou filme plástico. Deixe na geladeira de um dia para o outro pra ficar mais gostoso, mas é claro que já dá pra fazer o teste de qualidade na mesma hora. Eu não consigo esperar até o outro dia!
Lú Lopes.

0 comentários:

Postar um comentário