quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Passo a passo de ganhar dinheiro com artesanato como colocar tecido na parede

Gente tá super na moda, é bonito, barato e eu também tava louca pra aprender, então como não sou nem um pouco egoísta,(rsrsrsrs) resolve passar para vocês também, já fiz um poste de vídeos sobre o assunto, com algumas dicas, mas agora segue um passo a passo. 
Tá bom espero que goste, que todos aprendam e faça bem bonito em casa ou escritório, onde prefere, vamos lá?!
Dá uma olhada na parede sem nada:



 Primeiro passo, tirar os espelhos das tomadas, isso é muito importante pra fazer o acabamento depois.








 Daí precisa tirar o parafuso, sabe?! Porque a caixa tem que ficar solta, fora da parede. 



Assim, completamente solta! - Quer dizer, presa só pelos fios. Importante: guarde bem os parafusos que tirou porque você vai precisar deles depois.



 Estenda o tecido no chão (no caso aqui, meu tecido tem quase 7 m!) E já defina de que lado você vai colocar. Tem isso né?! Tecidos têm dois lados e, na maioria das vezes, você pode escolher qual lado vai deixar aparecendo e qual vai esconder. 




Já separe ao menos um apoio pra cola  e duas escadas ou dois bancos para duas pessoas subirem 





Separe martelo e preguinhos bem finos e pequenos(ou fita dupla fase).




 Daí começa um processo que eu não consegui fazer foto, porque, né, eu estava segurando tecido. Mas funciona assim: as duas pessoas que estão trabalhando no projeto precisam subir no banco/escada com a ponta do tecido nas mãos. Já do lado certo. Daí, uma pessoa fica responsável de martelar os pregos deixando uma margem de uns 10 cm de sobra na parte de cima. A outra pessoa tem que segurar o tecido com força, se não o prego cai. 




Tá vendo que o tecido fica com sobra? Isso é importante. Você precisa dessa sanbria de tecido pra ter margem de segurança e também precisa dessa margem na parede porque é onde você vai passar cola depois.




 Pronto! Quando você já tiver colocado preguinhos em toda a extensão do tecido (dê um espaço de uns 20 cm entre cada prego) o tecido fica paradinho. Nesse momento é uma boa ideia, se você tiver um steamer, passar o tecido com o vapor, ao menos tirar as piores dobras e marcas. Se não tiver... Não sei bem como fazer, tenho medo de ferros. Talvez seja uma boa ideia pegar um pano tipo fralda, pra proteger o tecido, e tentar passar com esse pano sobre o tecido, sabe como? Enfim, é importante passar pra não ficar feio, com marcas e dobras. Se o tecido não é muito grande, você até pode tentar passar sobre a mesa, mesmo. Mas no meu caso, com 7m era inviável. IMPORTANTE: É nesse momento que você precisa checar se o tecido está reto (deixe o mais reto possível), caso contrário você pode ter problemas no futuro = ) Na fase final. 




Prepare a cola, usei essa aí: Cascorez. Comprei de 1 kg e já usei na parede do meu quarto, na primeira parede da sala e agora na segunda parede da sala. Tem ainda metade do frasco. Dura horrores. Então, dependendo do tanto que deseja colar, compre uma menor! 




O processo é simples, coloque a cola em um recipiente (eu usei essa boll que adoro, porque depois é só deixar com água que a cola derrete e ele fica limpinho de novo). Não precisa exagerar na dose de cola, ok?! Juro, se usa muito pouco. A cola é pura, nada de misturar com água, viu?! Porque se não demora ainda mais pra secar.




 Com cola e pincel a postos, comece a "colação". A primeira parte que deve ser colada é a de cima, onde você fixou os preguinhos. Não tire os preguinhos ainda, ok?! Não se preocupe muito com os dois cantos principais, eles são os mais difíceis de colar porque ali o tecido ainda pesa um pouco. Esqueci de falar. Você vai precisar de uma espátula daquele tipo de cortar bolo de aniversário, sabe?! Porque aquilo vai te ajudar a fazer os vincos. Você passa a cola, espalha beeeemmmm, muito bem (os excessos não são bem-vindos, se ficar excesso você ganhar dinheiro com artesanato corre o risco da cola passar pelo tecido e ficar com cara de molhado, feio, manchado, portanto, seja mão de vaca com a cola, use bem pouco, espalhe bemmm, muito bem). Depois de passar a cola na parede, importante, você deve passar a cola na parede e não no tecido, ok?! Bem, passe a cola na parede (pouca cola), pressione o tecido com a mão e então venha com a espátula. 




Nessa foto dá pra ver que eu espalho a cola na parede numa faixa de uns 5 cm, a espessura do pincel e só. A gente só cola o tecido nos cantos. Bom, é isso. Depois de colar toda a parte de cima do tecido, espere secar (se tiver calor uns 10 min), e vá tirando os preguinhos, um por um e vendo se o tecido tá ok. Depois de tirar todos os preguinhos da parte de cima comece a colar as leterais. Aconselho a fazer metade de uma lateral. Repuxar o tecido com a mão, pra ele ficar bem esticado, em direção a outra lateral e então colar meia parede do outro lado. Quando estiver com metade dos dois lados comece a fazer os recortes de tomadas, portas... e o que mais tiver na sua parede.




 Faça os recortes com margem de segurança, quanto menor o buraco e mais sobra de tecido tiver, melhor. 



Olha a porta aí! 



Os espelhos... Faz um quadrado pequeno e passa a caixa da tomada com dificuldade, é normal. Essa parte é chata, dá trabalho, cansa e dá vontade de desistir. (pra não dizer que eu não avisei). Mas até aqui você só passa a caixa pra dentro e confere se a caixa tá encaixando no buraco, não prende nada ainda. 



Bom, gente, depois de passar as caixinhas de tomadas pelo tecido, a palavra de ordem é repuxar. Dê o seu máximo pro tecido ficar beeeeeemmmmm esticadinho, é isso que vai deixar sua parede bonita. Termine de colar as laterais e depois faça a parte de baixo. Sempre seguindo aquela dica de pouca cola. Enquanto um fica o pincel na mão e vai colando, o outro fica passando as duas mãos pela parede esticando o tecido. Esse é a hora do cola e descola, porque o tecido faz barriga com a sobra, precisa descola um pouco aqui, um tanto ali. Mas no final dá certo. Depois de colar tudo, coloque os espelhos das tomadas no lugar, confira se ficou tudo direitinho e então relaxe um pouco, abra um espumante, beba água, se jogue no sofá. O pior já passou. 



 Depois que a cola estiver bem seca, pegue um estilete afiado (essa parte e sempre deixo pro Di que tem mais força no braço, né?!) e uma régua e vá cortando as sobras bem rente.



 E então a parede começa a ficar com cara de parede! É só cortar as rebarbas de todos os lados. Por fim eu pego um pincel fino ou meu dedo mesmo e passo cola onde o tecido deu uma leve desfiada ou ficou com fios arrepiados. Coisa simples. Tá pronto!



 Nessa foto aqui em cima você consegue ver bem o remendo que a gente precisou fazer. O Di se empolgou cortando o buraco dessa caixa, ficou grande e fora de lugar, o jeito foi pegar um pedaço do tecido, colar na parede por baixo e fazer um lindo remendo = ) Ninguém percebe! 



E com vocês mais uma parede com tecido! Agora chega. Nunca mais quero fazer isso na minha vida. Dá muito trabalho! = ) Mas que fica bonito, isso fica! Adoro o resultado! Dica importante: na hora de escolher o tecido que vai encobrir sua parede, evite listras, dá mais trabalho ainda pra colocar, porque tem que ficar extremamente reto, entende? Outra coisa, pense em um tecido que você não vai enjoar com facilidade... Quem não quiser ter todo esse trabalho pode contratar uma pessoa especializada pra fazer isso, eu não conheço ninguém, mas nas lojas de tecido eles indicam.

Lú Lopes

Tirado do site: LELA & ELAS

0 comentários:

Postar um comentário